segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Regresso

Regresso de férias, do tempo de lazer, leitura e diversão. A ilha de Maiorca - Platja de Muro, Alcúdia - foi o local de poiso e de ponto de partida para surpreendentes itinerários de veraneio.
Foi marcante o salutar convívio em família: dias inteiros de mútua troca de ideias e aventuras; viver a vida na sua plenitude (facto impossível durante o ano lectivo).
No campo turístico, se é que assim se pode chamar aquela parte das férias em que nos sentimos "obrigados a descobrir coisas novas", foi a descoberta do Mediterrâneo com areal imenso e água amena sempre a convidar-nos para um mergulho; a viagem de barco em pleno mar alto; a viagem de autocarro que atravessou a ilha e nos levou à capital onde deambulámos durante largas horas, visitando a Catedral e o Museu do Palácio de Almudaina; este último com vista para o mar e repleto de Pinturas e Tapeçarias que nos deixaram estarrecidos pela sua rara beleza.
Não pudemos visitar a lendária Chartreuse de Valldemosa, onde se albergaram Chopin e Sand em Dezembro de 1838 a viver um "amor sublime" e onde o compositor se entregou sem descanso aos seus prelúdios. Espero voltar para suprir esta omissão.

E destaco a leitura de "O silêncio" da Teolinda Gersão (Dom Quixote, 4ª edição, 1995) - bela poesia e descrição da natureza, ... mas difícil de compreender; iniciei "Todos os homens são mentirosos" de Alberto Manguel, [da Teorema], que continuo a ler com agrado. Parece um bom livro para fazer a ligação entre o período de férias e o trabalho. Nem de propósito, a obra tem como subtítulo "O que é a verdade?"
Neste período transitório, nada melhor do que a companhia de um livro, novo, que desperte a nossa curiosidade. Retomo o trabalho, literalmente, em busca da verdade.
É um rico estímulo para começar de novo!

Interessante!
Escrevo, escrevo...e devo parar. Este texto serve de teste ao permanente desafio que persigo: alimentar o blog, mas sem prejuízo do tempo dedicado ao cumprimento dos deveres inerentes ao 'outro lado' da vida, que é a real.
Acham que será tarefa fácil?!

6 comentários:

  1. Muito bem, pela sua descrição do agradável tempo que passou na magnífica ilha de Maiorca, calculo que tenha sido uma experiência gratificante, porém, também um pouco cruel, digamos assim, visto que lhe deixou água na boca para uma possível nova visita, de forma a culmatar as falhas que por lá ficaram. No entanto, é a lei da vida, quanto mais temos, mais queremos, somos gananciosos. Aqui fica a minha sincera opinião, que se baseia no facto de eu achar que o petrus devia pensar doutra forma ; passou um belo tempo numa belíssima ilha, aproveitou para se refugiar do trabalho e viveu momentos novos, que mais poderia desejar? Quem dera a muitos poder estar na sua pele apenas durante breves instantes. Por exemplo eu, que não me importava de fugir à minha rotina por algumas madrugadas, de forma a poder conhecer e explorar a tão falada ilha de Maiorca. Espero não ter levado a mal a minha opinião, mas gosto de ser sincero, de forma a que essa mesma sinceridade me seja retribuida mais tarde.
    Mais uma vez os meus parabéns, e felicidades. Marcelino Évora

    ResponderEliminar
  2. ... não será difícil! Poderá ser irregular, mas isso não é problema :)
    Já fui muito mais regular, mas é bom em certos dias comunicar... connosco 'pela palavra no silêncio'!

    É um prazer 'vê-lo partilhar a blogosfera, caro Petrus!
    E mais ainda saber que as suas férias em Maiorca foram excelentes! Turismo cultural, livros, reminiscências musicais (Chopin)... quanta poesia na sua música! Foi sem dúvida pena não visitar o 'esconderijo' de Sand e Chopin :(

    Bem, Teolinda Gersão, uma excelente companhia!
    'O Silêncio'... não é um livro fácil, embora curto. A problemática da 'inquietação'...

    Votos de um bom recomeço!
    Abraço,
    (não estamos sempre a recomeçar?!)

    ResponderEliminar
  3. Marcelino, gosto de te ver por cá.
    Muito grato pela tua frontalidade.
    Reconheço que, por vezes, somos levados pelo enorme espírito de curiosidade, que nos torna ambiciosos e querer ir sempre mais além.
    Eu vejo o lado salutar dessa ambição: descobrir mais e ser melhor, como uma meta de vida.
    Aliás, a propósito, é essa meta que, se bem penso, também persegues. E faço votos para que consigas efectivamente atingi-la. Sempre.
    Grande abraço.
    Volta mais vezes.

    ResponderEliminar
  4. Fragmentos,
    Claro! Estamos sempre a renascer.
    Amanhã é sempre um novo dia e estamos a tempo de mudar!
    Apreciei muito as suas palavras. Cativam; e incentivam a manter acesa a chama da blogosfera.

    Muito bem visto, o silêncio/'inquietação' da Teolinda! Devo reler algumas passagens.

    Sublinho a sua expressão "comunicar connosco pela palavra no silêncio"; é poesia que me diz muito!
    Obrigado

    ResponderEliminar
  5. Há uns anos atrás também fiz umas férias por aí, gostei através da leitura do seu texto de relembrar os locais, foi bom e recordo também com saudades que o convivio com a familia foi algo de maravilhoso, o meu filhote agora já não gosta muito de férias com os pais por isso fica sempre um vazio.
    Escreva e muito,gostei de o ler.

    ResponderEliminar
  6. Lilás,
    Escreverei o melhor que sei.
    O meu filhote mais velho também já mostra interesse em começar a passar férias sem os pais! Chegada a hora, terei que fazer um esforço no sentido de ver isso com naturalidade; em prol da emancipação de que todos precisam para crescer.
    Gostei muito da sua visita.
    Volte, sempre

    ResponderEliminar