segunda-feira, 31 de maio de 2010

Prémio Lost Booker 1970

E o prémio Lost Booker 1970 foi para J. G. Farrell
Isabel Coutinho
.Quarenta anos depois de ter sido publicado, Troubles, de J. G. Farrell, é o vencedor do Lost Man Booker Prize , recuperado para as obras publicadas em 1970 - ano em que o prémio britânico não foi atribuído.
O livro recebeu 38por cento dos votos de leitores de todo o mundo, que votaram no website do Booker Prize. O escolhido teve mais do dobro dos votos do que qualquer um dos outros candidatos. Passado em 1919, o romance contaa história de um oficial do exécrcitro britânico, o major Brendan Archer. (...) os seis livros da shortlist: (...) Fire from Heaven, de Mary Renault, (Arrow, editado em Portugal pela Assírio e Alvim com o título Fogo do Céu).
O autor morreu em 1979.
O prémio Booker não foi entregue porque em 1971 as regras do concurso mudaram. Se até 1970 distinguia livros publicados nos doze meses anteriores, a partir de 1971 tornou-se num prémio para o melhor romance publicado no mesmo ano, deixando de fora as obras publicadas em 1970.
O vencedor foi ontem anunciado por Lady Antonia Fraser, que foi jurasda das edições dos Prémios Booker Prize em 1970 e 1971, numa cerimónia em Londres. O irmão do escritor recebeu o prémio.

in Público.Quinta feira 20 Maio 2010


sábado, 29 de maio de 2010

Palestra

Palestra
António Lobo Antunes casa-se hoje com a directora da revista vip, cristina ferreira de almeida, noticiou ontem o Correio da Manhã. (...) A lua-de-mel, ainda segundo faz saber o CM, será em Bruxelas, onde o escritor vai dar uma palestra. - in Público P2 . Quarta-feira 19 Maio 2010
Património português no mundo reunido em três livros

É uma tentaiva de sistematização dos conhecimentos relativos ao património de origem portuguesa no mundo: a fundação Gulbenkian lança no dia 24 o primeiro de um conjunto de três livros resultantes de um projecto coordenado pelo historiador José Mattoso.
O primeiro volume diz rspeito à América do sul e foi dirigido pela arquitecta e historiadora brasileira Renata Malcher Araújo. - in Público . Quarta -feira 19 Maio 2010

Terceira travessia 3

3ª ponte só arranca em 2012


A anulação do concurso para a terceira travessia implica um adiamento da obra por dois anos

O Governo só prevê assinar o contratopara a construção da linha de TGV entre lisboa e o Poceirão, que inclui a nova ponte sobre o Tejo, em 2012.
Mas para que isso aconteça, terá de lançar no prazo máximo de seis meses, um novo concurso para este projecto - que suibstitui o que agora acaba de anular. Citação de notícia incluída no caderno economia do Expresso, de 22 de Maio de 2010.

Terceira travessia 2

"Face às notícias recentes de o Governo querer retomar a terceira travessia sobre o Tejo utilizando dinheiros do QREN [Quadro de Referência Estratégico Nacional] destinados à Região Norte, seria mais curial utilizá-los no metro do Porto. Mas nós já estamos na base do disparate e, portanto, tudo é possível" - Marco António Costa, vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, e também administrador da Metro do Porto, em resposta à questão que lhe foi colocada sobre a posssibilidade de o PEC [Plano de Estabilidade e Crescimento) poder vir a afectar o metro do Porto -transcrição do artigo "Autarcas não aceitam adiamento da segunda fase do metro do Porto" da autoria do jornalista Aníbal Rodrigues, inserto na página Local do "Público" de 19/5/2010

Terceira travessia

"A revisão do processo da Terceira travessia [sobre o Tejo] tem a ver com a crise. O mundo mudou muito rapidamente. A crise mundial reflectiu-se negativamente no nosso país, obrigando-nos a repensar a terceira travessia. Só por isso. Caso contrário, não alteraríamos nada no capítulo das chamadas grandes obras [n.d.r.: nas quais aquela se inclui]." - palavras do ministro das Obras Públicas António Mendonça, em entrevista à rádio, no final do dia, 19/5/2010