domingo, 27 de abril de 2014

Vasco Graça Moura

Homenagem ao Poeta, ensaísta e político social-democrata  que morreu na manhã deste domingo no Hospital da Luz em Lisboa.
Participou na Divina Música*, com o seguinte poema:

o suporte da música 
o suporte da música pode ser a relação
entre um homem e uma mulher, a pauta
dos seus gestos tocando-se, ou dos seus
olhares encontrando-se, ou das suas

vogais adivinhando-se abertas e recíprocas,
ou dos seus obscuros sinais de entendimento,
crescendo como trepadeiras entre eles.
o suporte da música pode ser uma apetência

dos seus ouvidos e do olfacto, de tudo o que se
ramifica entre os timbres, os perfumes,
do cosmos, e eles sabem-no, perpassando
mas é também um ritmo interior, uma parcela

por uns frágeis momentos, concentrado
num ponto minúsculo, intensamente luminoso,
que a música, desvendando-se, desdobra,
entre conhecimento e cúmplice harmonia




* Antologia de poesia sobre música, edição comemorativa do 25º aniversário do Conservatório Regional de Música Dr. José de Azeredo Perdigão, Dezembro de 2009


27 de Abril de 2014

terça-feira, 22 de abril de 2014

Crónicas da cidade




Tudo o que representa ou faz lembrar uma coisa, um facto ou um fenómeno presente, passado ou futuro é um sinal; pode ser também um testemunho. Toda a cidade tem os seus.



1. A Música da Poesia

No dia 19 de Março aconteceu mais uma edição da Música da Poesia.

Desta feita, no Museu Grão Vasco, junto de belos quadros, autênticas obras-primas, que serviram de inspiração aos participantes.

Presentes: Amadeu Baptista e Inês Ramos que leram vários poemas (da autoria de Nuno Dempster e Amadeu Baptista); e Isabel Cabral Costa que declamou o “Somno do João” de António Nobre.

A Orquestra de Cordas do Conservatório interpretou “As Quatro Estações” de Vivaldi.

Salão cheio! O que significa que o objectivo traçado ab initio foi almejado: a criação de hábitos de cultura.


2. Dies Irae

Há muitos anos, o meu amigo asseverou que o Requiem de Mozart era a composição mais bela de toda a história da Música.

Na primeira oportunidade adquiri a obra em disco e passei a ouvi-la com alguma frequência. Percebi a razão pela qual o meu amigo tinha a obra em tão elevado nível de consideração. É extraordinário o início da famosa sequência da liturgia dos defuntos, que é o Dies irae, (do latim, “Dia da Ira” – alusão ao Dia do Juízo).

Tinha a secreta esperança de um dia poder assistir ao vivo a tão famosa obra-prima.

A oportunidade chegou a dezassete de Abril, quinta-feira santa: o Requiem de Mozart, pela Orquestra do Norte e Coro Sinfónico Inês de Castro, abriu o 7º Festival de Música da Primavera.

Excelente, a direccção pelo maestro José Maria Moreno; extraordinários, os solistas: Cristiana Oliveira - soprano; Ana Ferro - mezzo soprano; José Manuel Araújo - tenor; e Luís Rodrigues - barítono.

A Sé Catedral, que tem boas condições acústicas,  encheu. A qualidade do concerto foi altíssima. Momento único na vida e na história da cidade!



C J C