sábado, 30 de janeiro de 2010

Pequenos Anjos de Txon Bon

"Pequenos Anjos de Txon Bon" é o título do livro mais recente de Isabel Cabral.
A sessão de apresentação decorreu, hoje, pelas 15h30, na Sala da Biblioteca Municipal de Viseu, muito bem decorada para o efeito.
Um sucesso.
Sala cheia. Plateia homogénea, muito interessada e atenta a tudo quanto se passou.
Vários momentos inesquecíveis.
As palavras da apresentadora Graça Magalhães, que citou o crítico literário Manuel Higino, colunista do jornal diário "Hoje em Dia", de Belo Horizonte: "Isabel tem, em primeiro lugar a qualidade essencial que Wilde distinguia nos livros: ser bem escrito. Linguagem límpida, saborosa, com o interessante vocabulário do português falado na península ibérica."
A improvisação da Autora; um belo discurso explicativo das ficções que compõem a obra.
Os pequenos anjos de Txon Bon estão associados à localidade do Tarafal, Cabo Verde, aqui recordada por motivos muito dignificantes; todavia, eles, pequenos anjos, vão estar presentes nas diversas e cativantes ficções; cada uma delas é perpassada por um pequeno anjo de txon bon, sinónimo da fragilidade de quem está a desabrochar para a vida e é tantas vezes maltratado. Por isso carece duma mão salvadora que acarinhe, acaricie e projecte para um futuro mais risonho. É esse o denominador comum das ficções.

Extraordinárias interpretações musicais [de guitarra] do Professor Marco, da Dra. Paula Sobral e do Professor Manuel Tavares. As peças foram uma bela homenagem a Bach, Carlos Paredes, Amália Rodrigues e Carlos Seixas. Senti que estas figuras da história da Música, estavam ali, à nossa frente, bem vivas.
O Professor José Carlos, director pedagógico do Conservatório Regional de Música Dr. José de Azeredo Perdigão, também esteve presente. Deve ter sentido um grande orgulho, quando foi anunciada a execução de "Verdes Anos"[esse mesmo, que a Amália eternizou], com arranjo da sua autoria. Os seus dotes de compositor já de renome nacional, ficaram mais uma vez comprovados, como pudemos constatar ao ouvir esta bela obra.
A plateia estava rendida à qualidade do espectáculo.
Bela tarde, para as Letras e para a Mùsica.
Queremos mais sessões como esta.
Deus queira!

1 comentário:

  1. Claro que vai haver mais sessões como esta.
    A autora tem no prelo novo livro, desta feita na área infanto-juvenil, que, com certeza terá uma apresentação tão digna como esta.
    Oxalá.

    ResponderEliminar