sexta-feira, 16 de julho de 2010

Canto de amor

Aqui presto a merecida homenagem a Matilde Rosa Araújo (1921-2010) que partiu a 6 de Julho.

Lembro as suas palavras, escritas no Prefácio à "Roda das Estações (Costumes de Meninos da aldeia da Sarzeda)" de Alberto Correia.

"(...) um canto de amor. Para os filhos, para Minda, para a Mãe e outra mãe, para a sua aldeia e para todos quantos lerem estes apontamentos simples e tão raros - apontamentos de informação em poesia sobre os costumes de meninos de uma aldeia do Nordeste (Distrito de Viseu).

"(...) E num rasto de poesia lá andamos nós leitores com este povo de pureza e de verdade. A ancestralidade a falar na voz dos meninos que sabem, sem que se lhes diga, quando se devem pôr a talhar piões."

É, é uma "história" de amor, como a classifica o próprio autor, logo a abrir a obra, na dedicatória, escrita no Outono de 1979.

Li-o vezes sem conta, ao longo dos anos, e guardo-o religiosamente. Nele reconheço a minha infância, também passada na aldeia, em tudo semelhante à que tão maravilhosamente descreve o autor.

Alberto Correia, homem da Cultura, da Escrita e das Artes, claro que tinha que estar ligado a Matilde.

Matilde e Alberto, dois nomes das Letras. Associados para sempre.

Alberto, no Jornal da Beira desta semana, presta também uma bela homenagem à Matilde, dedicando-lhe lindas palavras que culminam: "Há sempre nos seus sonhos o ensejo de fazer da terra paraíso. É por isso, só por isso, que ela canta o amor em pequenino."

2 comentários:

  1. ... sem dúvida, uma merecidíssima homenagem! E muito sensível!

    Matilde Rosa Araújo encheu de magia muitas cabecinhas lindas deste país!
    Os seus livros são pequenos poemas de afectos em que a realidade nunca esteve ausente! Mas uma realidade mesclada de enorme ternura!

    Uma perda imensa na literatura infantil e juvenil :(

    ResponderEliminar
  2. Cara Fragmentos,
    Regressado de férias, reparei que, aqui no meu espaço, nunca, de forma expressa, agradeci a sua visita. É certo que, na primeira oportunidade que se me deparou, no "Fragmentos", referi-me ao seu belo comentário, aqui deixado, mas, reconheço-o, ficou esta falta que agora reparo. Obrigado.

    Neste período, pós férias, procuro retomar a normalidade, alimentando o blog, mas não tem sido fácil.

    Continuo a apreciar muito os seus textos inseridos no "Fragmentos", que acabo de visitar. Uma referência para mim.
    Volte sempre.
    Abraço
    P.M.R.

    ResponderEliminar