sábado, 1 de dezembro de 2018

A Palavra Dita

"Dai-nos Senhor a paz que vos pedimos /A paz sem vencedor e sem vencidos !" - gritou Isabel Cabral, quando recitava o poema de Sophia de Mello Breyner Andresen, na sessão comemorativa do Dia Internacional da Palavra - 24 de Novembro de 2018 *-, realizada no Museu Nacional Grão Vasco.

"Dai-nos, Senhor, a paz! - clamou mais uma vez, e outra, e outra... tantas quantas as necessárias para acordar alguém do estado de letargia em que possa ter caído. Foi oportuna a selecção do poema: é preciso que  , perante a grave violência da sociedade actual, as pessoas reajam e se indignem! É preciso lembrar o papel da Palavra: unir os povos e as religiões.
Houve leitura de poemas para todos os gostos, desde Pessoa (lido deliciosamente pelo José Maria Costa) até António Gedeão, passando por Ary dos Santos, Pablo Neruda e José Jorge Letria

* - o Dia Internacional da Palavra foi criado pela Fundacion Egido Serrano.
O Museo de la Palavra é o instrumento ao seu dispor para levar a cabo as diversas actividades de divulgação da língua espanhola em todo o mundo. Tem como lema: "A palavra é o vínculo da humanidade" . .

1 comentário:

  1. Poemas
    1.Poema em linha recta de Álvaro de Campos, pelo José Maria;
    2."Ítaca" - de Nuno Dempster,
    3."Poema das folhas secas de plátano" de António Gedeão, ditos pelo Celso José;

    "Poema original" - Ary dos Santos;
    "Pai" - de Pablo Neruda, ditos pelo Marco;

    "Quando eu for pequeno" - de José Jorge Letria;
    "A paz sem vencedor e sem vencidos" - da Sophia, ditos pela Isabel Maria.

    ResponderEliminar