terça-feira, 15 de junho de 2010

Elefantes brancos

Heróis na tempestade: é o título que prevejo para a crónica final do jogo de futebol Portugal-Costa do Marfim, a contar para o mundial 2010 na África do Sul.
O estádio Nelson Mandela Bay será o palco do espectáculo.
As enormes dificuldades que já se esperam para levar de vencida os "elefantes brancos", aumentaram, agora, significativamente, por causa das condições metereológicas que se prevêm para a hora do jogo (15h00 em Portugal). Chuva e vento fortes associam-se, agora, para densificar a tempestade que a esquadra dos ELEFANTES BRANCOS se prepara para lançar sobre os navegadores de Portugal.
Mas, pergunto: "Não foi contra ventos e marés que os portugueses de antanho se celebrizaram, na conquista do mundo, através dos Descobrimentos?"
Tenho fé. Aquela fé, outrora revelada pelos navegadores, e que agora vi espelhada no rosto de Queirós ao fazer a antevisão do jogo que se avizinha. Estou convicto de que, desta feita, o nosso seleccionador já ganhou pontos ao seu homólogo e adversário de hoje. Pela coragem em assumir uma dinâmica de vitória, quando declarou que não há espaço para o erro, nem neste, nem nos jogos que se avizinham. Ou seja, uma equipa feita para ganhar, sem alternativa que não seja a vitória.
O treinador sueco fechou-se em "copas", nada de nada disse de aproveitável para o lançamento do jogo, nem sequer uma palavra sobre as possibilidades da sua equipa. Nem sequer foi capaz de dizer de memória o lugar exacto que a Costa do Marfim ocupa no ranking: "vinte e tal" - disse. Mas ... o de Portugal sabia: 3º. Desejo que no final do jogo se confirme a única característica que se dignou ventilar sobre o seu adversário. E, já agora, que seja através duma vitória clara.
A derrota da Costa do Marfim seria um grande revés na carreira do grande senhor diplomata do futebol.
Ciao

Sem comentários:

Enviar um comentário