segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O pai que nasceu duas vezes

(a propósito da inauguração da Livraria e Papelaria 'PAIMAX - O Melhor Livro', na Rua do Mártir S.Sebastião)

Jamais a grandeza de um «ideal» se mediu pela sua grandeza mas pela que de ti nela entenderes investir. Porque «o homem é a medida de todas as coisas», como o grego afirmou há milénios e ninguém soube ainda desmentir.

Vergílio Ferreira

É a primeira casa do género que abre nesta histórica aldeia. Este facto, só por si, já é digno de nota, assumindo uma importância tal que, a meu ver, é merecedor de rasgados elogios.
Mas, o acto de inauguração assume, ainda, maior relevância, pelas circunstâncias muito especiais em que surge, em momento de crise económica e de valores como são aqueles que uma livraria pretende defender ligados á cultura.
Noutros tempos, inteiramente dedicada ao mundo rural, e, hoje, muito mais voltada para serviços e empreendimentos de cariz social e urbano, a nossa terra, com certeza que acolherá este novo rosto na área empresarial, com todo o carinho. Creio que será até motivo de orgulho.

E a denominação?

Nesta aldeia nasceram:
- António e Rosa, pais de Maximino;
- António e Custódia, pais de Clara;
- Maximino e Clara, pais de Afonso; e
- Afonso, pai da IDEIA;
Graças a ele, HOJE nasce PAIMAXimino! O pai que nasceu duas vezes.

Nascer, é vir ao mundo. Germinar, brotar.
Ele aí está com a sua experiência, peço que me perdoem a imodéstia para com aquele que foi tudo para mim, ele, aí está, como um protector e exemplo de vida a seguir.
Ele é mesmo 'O Melhor Livro' como diz o logótipo. Um livro que tem uma página, onde vem escrita a frase, carregada de sentido e sabedoria, que tantas vezes lhe ouvi: 'Mais vale um lápis curto do que uma memória comprida'.

Acho extraordinária e feliz a ideia de ter sido associada à denominação daLivraria a memória dum ente tão querido, facto que, estou certo, é uma boa forma de lhe prestar uma digna e merecida homenagem.

Estamos a falar de escrita e de livros, não é?
A tarefa da sua comercilaização não será fácil, é verdade, mas estou convicto de que os Elementos da Equipa, que abraçam o projecto, estão bem preparados para enfrentar quaisquer obstáculos que se lhes deparem no caminho.
Como um rio, quando nasce, é um fio de água, que, ao longo do seu percurso, aumenta o seu caudal, capaz de abastecer aldeias e cidades... Assim será com PAIMAX.
A todos os que vão trabalhar nesta casa, desejo felicidades.
Faço votos para que os futuros clientes e amigos sintam muito prazer em frequentar este belo espaço.

2 comentários:

  1. Caro Petrus Monte Real

    Vim aqui espreitar os seus cantinhos e agradecer as visitas e palavras amigas que tem deixado no meu espaço.
    Nem sempre encontramos, pela net, a sinceridade da vida real...todos já sentimos isso,em uma ou mais ocasiões...
    No entanto, ao passar por aqui e ler as suas impressões e partilhas, creio sentir essa veracidade, pelo que, se me for permitido, terei todo o gosto em voltar.
    Com os meus cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Cara Avelaneira,
    Gostei muito da sua visita. Desade já lhe digo que tem a porta sempre aberta para tecer os comentários que achar por bem.
    Como sabe, aprecio muito as suas imagens e as palavras que as complementam. A sinceridade que empresto aos comentários feitos no "Cantares de Amigo" é a mesma das 'impressões e partilhas' (gostei da designação), expressas neste espaço.
    Devo confessar até que, nesta minha iniciática participação de blogger, muito devo ao que tenho observado no "Cantares" e amigos que aí se sentam à Mesa.
    Abraço amistoso

    ResponderEliminar