segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

Construído ao longo de 300 anos



A notícia:

"A UNESCO classificou nesta quinta-feira [7/12/2017] como Património Cultural Imaterial da Humanidade a produção dos "Bonecos de Estremoz", em barro, uma arte popular com mais de três séculos.
A classificação da "Produção de Figurado em Barro de Estremoz", vulgarmente conhecida como "Bonecos de Estremoz", foi decidida na 12.ª Reunião do Comité Intergovernamental da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO, na sigla em inglês) para Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, que decorre na Ilha Jeju, na Coreia do Sul, até sábado.Com mais de uma centena de figuras diferentes inventariadas, a arte, a que se dedicam vários artesãos do concelho, consiste na modelação de uma figura em barro cozido, policromado e efectuada manualmente, segundo uma técnica com origem pelo menos no século XVII" - fragmento do jornal do dia Público 7DEZ2017

 
Figura em barro cozido, policromado

UM FELIZ NATAL!  

1 comentário:

  1. Compreende-se que assim seja classificada! Uma arte popular com mais de 3 séculos, tem muito peso e para mais, produzida manualmente! Outra mais valia para o nosso país. Os talentos escondidos, saídos por esse mundo fora! e há mais, é preciso valorizar o que de bom se faz cá dentro! O nosso maior defeito, é julgar que a verdadeira grandeza de todo o que é bom, está no exterior! Conheço gente talentosa que infelizmente teve de sair da ilha, depois voltar, para provar aos de casa que afinal lhes tinham voltado as costas e estavam equivocados!
    Exactamente, Janeiro, primeiro mês do ano, muito a tempo de desejar um Excelente Ano! que seja como dizes, "promissor" .
    Beijinho

    ResponderEliminar