sábado, 24 de fevereiro de 2018

Sinal tangível

"A Europa não é só palavras, papéis e burocracias.
 Nenhum Estado-membro deve estar entregue à sua sorte quando os recursos naturais não são capazes de fazer frente às catástrofes naturais. Não há dúvida que a reconstrução das vidas dos cidadãos afectados por um desastre natural tem um enorme impacto económico e psicológico. é por isso que a Comissão Europeia tem instrumentos como o Fundo de Solidariedade, os fundos estruturais e outros, de modo a ajudar a reconstrução das comunidades. 
... as alterações climáticas obrigam a melhorarmos a nossa capacidade de resposta aos desastres naturais, porque vamos assistir a um aumento dos fenómenos climatéricos extremos: ondas de calor, tempestades, secas, deslizamentos de   terra, inundações fluviais.
O nosso objectivo é cumprir as suas expectativas de "uma Europa que protege". Esta iniciativa é um sinal tangível...*

* CHRISTOS STYLIANIDES, comissário europeu para a Ajuda Humanitária e Gestão de Crises, entrevista ao Público de 19Fev2018; em destaque, o novo instrumento "rescEU":uma reserva de meios da proteção civil da UE, que inclui aviões de combate a incêndios, bombas de água especiais, equipas de busca e salvamento em meio urbano, hospitais de campanha e equipas médicas de emergência.

Sem comentários:

Enviar um comentário